AMO-RS

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home / LINKS / Moto Turismo / Nova Roma do Sul/RS e sua Natureza

Nova Roma do Sul/RS e sua Natureza

E-mail Print PDF

Em um destes sábados nublados de nossos invernos passados, 14º graus de temperatura era o que apontava os marcadores na cidade de Porto Alegre/RS. E eu? Bom, eu já estava rodando, rumo a Nova Roma do Sul/RS, com temperatura já na casa dos 12º graus na Serra, fazer um bate e volta a uma cidade que estive há um tempo e que vale sempre a pena voltar.
A 160 km de Porto Alegre/RS, 750 m altitude, passando por cidades como São Vendelino, Farroupilha, retornando em torno de 5 km em direção a Bento Gonçalves, existe o acesso a Nova Roma à direita. Os últimos 40 km do destino é um festival de curvas – teste de habilidade –, onde terás a companhia de parreirais, (da outra vez que estive pela região o perfume das uvas era fortíssimo), Vale do Rio das Antas e os paredões, sendo surpreendido em algumas curvas e por algumas cachoeiras dependendo da época.
Conhecida por muitos, e nem tanto por outros, Nova Roma do Sul no Rio Grande do Sul é perfeita para quem quer fugir das rotas tradicionais. Diferente da realidade turística de outras cidades da Serra, colonização principal de italianos, mas com imigrantes poloneses, suecos e russos também fazendo parte de sua história.
Uma cidade com identidade, muita natureza, tranquila, cheia de opções para o ecoturismo e aventura. Para os eco aventureiros, que tal rafting no Rio das Antas? Ou quem sabe rapel, uma tirolesa e um pêndulo?
Desta vez pude me dedicar mais. Vou ressaltar alguns pontos turísticos que devem ser visitados na cidade, apesar de ser necessário rodar por estradas de chão batido, ressalto que elas estão em boas condições.

Ponte Júlio de Castilhos
Fica a 15 km do centro. Um local histórico que data de 1930, conhecida também como Ponte de Ferro, que faz a travessia de Farroupilha à Nova Roma do Sul sobre o Rio das Antas. Para os observadores, após passarem a ponte, olhem por sobre a ponte vão ver duas quedas d'água lá no alto do morro. Curiosidade: 200 operários trabalharam na construção desta ponte.

Gruta Fiorese
Acesso de 7 km por chão batido, casas antigas típicas italianas, parreirais, vista do Vale do Rio das Antas, esta gruta é local da Festa de Nossa Senhora de Lourdes, de brinde uma bela cachoeira que cai por sobre a gruta.

Igreja de São Pedro e São Paulo
Impõe-se bem no centro da cidade, em estilo romano. Como desta vez ela estava aberta pude visitá-la e tirar algumas fotos. Um marco da cidade, e com uma praça muito agradável bem em frente. Como rodei pelo interior uma pequena parte do percurso, achei outras capelas interessantes. Rodar em um ambiente mais rústico, interior, é sempre muito bom!

Casarão e Biblioteca Municipal
Bem ao lado da Igreja, casarão típico do inicio do século passado.

Usina Hidrelétrica Castro Alves (UHT)
Chão batido novamente, 6 km do centro da cidade. Plátanos pela estrada para em seguida achar o mirante que te dá uma bela visão da barragem e do vale.

Balsa União II
Fica pouco mais a frente da Barragem, atravessa o Rio das Antas e faz a ligação com Nova Pádua/RS. Na outra ocasião sai por este roteiro. Vale a pena!

Cachoeirão
Fica a 2 km após a balsa, para quem curte ver a força das águas esculpindo as pedras de origem vulcânica, é o espetáculo. E vou dar uma dica a mais aqui!
Dá para fazer um bate e volta tranquilo e com as temperaturas altas como tem estado no sul do Brasil, subir a serra é uma boa pedida.

Boas estradas e que venham os próximos destinos!

Jerre Rocha – jrXpedition
Jerre Rocha é colunista da Revista Salão de Motos para a qual escreve dando dicas de passeios e testes em motocicletas.
Atua também como guia de mototurismo há anos, já tendo prestado serviço a empresas como Via Porto Honda, Yamavale Motos, Sud Motors BMW e Yamaha Motor do Brasil, bem como em roteiros privados. Outra de suas atuações é como câmera e editor de vídeo de Moto Aventura. Tornou-se também Instrutor de Pilotagem na Yamaha Riding Academy.
Membro da Comissão de Moto Turismo AMO-RS

Facebook: https://www.facebook.com/jrxpedition
Youtube: http://www.youtube.com/user/jrXpedition
Blog: http://jrxpedition.blogspot.com.br

Last Updated on Saturday, 31 March 2018 00:18  

 AMO-RS
 
Associação dos Motociclistas
do Rio Grande do Sul